PRECAUÇÕES - Responsáveis pela mina mantêm equipe em alerta e fazem revisões periódicas
Road Headers(Tatu de Túnel) |
Os trabalhos de implementação da Nova Mina Serra Pelada ganharam mais reforço esta semana com a chegada das Road Headers, conhecidas como "Tatus de Túnel", que vão impulsionar as escavações da mina, que deve atingir 3.930 metros de plano inclinado com profundidade de 400 metros. As escavações já se aproximam dos primeiros cem metros. Uma das preocupações primordiais tem sido a atenção redobrada com a segurança dos operários que trabalham direta e indiretamente na escavação e fortificação da rampa de acesso ao subsolo.
O engenheiro Luiz Carlos Celaro, responsável pela implantação da mina, afirma que mantém uma equipe para garantir a segurança dos profissionais e dos envolvidos nos trabalhos do projeto de mineração. A equipe contratada é composta por um engenheiro de segurança que conta com o suporte de mais cinco técnicos de segurança do trabalho, uma enfermeira, cinco técnicos em enfermagem e um médico do trabalho.
Dois grandes ventiladores e exaustores já estão em funcionamento para garantir a ventilação no subsolo.
Os equipamentos vão entrar em atividade de forma alternada, sendo um equipamento reserva que atuará em caso de manutenção do principal. Haverá no túnel três saídas de emergência, além da saída principal, as quais medirão três metros de diâmetro, permitindo a saída rápida dos funcionários, caso haja necessidade. A princípio, as saídas de emergência serão de fundamental importância para levar ar fresco aos operários em atividade no subsolo. A primeira delas será construída quando o túnel tiver alcançado 630 metros de abertura, a segunda com 1.250 metros e a terceira com 2.150 metros.
Além da infraestrutura de segurança em cada fase do projeto, as orientações necessárias serão repassadas aos trabalhadores e vão ser feitas, sempre que preciso, revisões nos procedimentos de segurança. A segurança dos visitantes também é verificada, e nenhuma pessoa que tenha acesso a área da mina chega até lá sem estar utilizando os equipamentos de segurança necessários. Até hoje, não existem registros de acidentes de trabalho dentro da mina.
Fonte: O Liberal
Postado por: Paulo Silas
Nenhum comentário:
Postar um comentário